SETOR DE EDUCAÇÃO - FONOAUDIOLOGIA

TRABALHO DA FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR EM ÁGUAS MORNAS

        Hoje em dia é cada vez mais necessária a união da escola com o trabalho do Fonoaudiólogo, pois e cada dia novas técnicas são aperfeiçoadas e tecnologias inovadoras são utilizadas no ensino. Com isso distúrbios de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem são detectados cada vez mais cedo. O estudo destas alterações tem gerado incentivos e desafios tanto para os fonoaudiólogos como para os professores de educação infantil e ensino fundamental. Desta forma a Prefeitura Municipal de Águas Mornas em parceria com a secretaria de educação, criou uma um programa fonoaudiológico que visa atender as alterações de leitura e escrita e déficit de atenção dos alunos das escolas Municipais.

        A interação entre o professor e o fonoaudiólogo é fundamental no tratamento dos distúrbios de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem. Pois muitas vezes é o professor quem primeiro observa e detecta o distúrbio de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem. E, através da orientação com a família, encaminha o aluno para o fonoaudiólogo. O Fonoaudiólogo por sua vez, avalia diagnostica e trata as alterações de aprendizagem.

        Os atendimentos na prefeitura de Águas Mornas acontecem semanalmente com duração de 30 minutos cada sessão. A demanda de pacientes compete a toda a rede escolar. A Fonoaudióloga que desenvolve este trabalho no município é Ângela Bernardino Batistotti.