CORAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


        Por muitos anos, Águas Mornas teve um grupo de canto simplesmente denominado coral. Portanto, antes dos anos 60, já existia um grupo de pessoas que cantava em coro e era regido pelo senhor Lino Steinbach. A partir do ano de 1963, o então senhor Antônio José Gerent, com um grupo de pessoas da comunidade, deu continuidade ao canto coral, que posteriormente lhe foi atribuído o nome de Coral da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Esse grupo participou do Coral até o ano 1974 e, por motivos profissionais, o senhor José Gerent não pode mais reger o coro, fato que o levou a cancelar suas atividades durante algum tempo. Mas, procurando dar continuidade ao projeto, no dia 25 de julho de 1975, a comunidade se reuniu novamente e reergueu o grupo sob a regência do maestro Moacir Rogério Martins, que se prontificou em assumir a responsabilidade de reger o novo coral, o qual foi registrado com o nome de Coral Sagrado Coração de Jesus de Águas Mornas. Mas, novamente por motivos profissionais, no ano de 1987, o novo maestro teve que se afastar das suas atividades de regente. Mais uma vez, os coralistas se viram meio que abandonados. No entanto, não se deram por vencidos e, numa reunião entre os membros, o professor Gildo Francisco de Abreu se comprometeu em assumir o comando, tornando-se o novo regente do coral que, até hoje, 2009, continua sob sua regência, fazendo do Coral um símbolo de nossa religiosidade, que canta e encanta em suas apresentações.

        O Coral Sagrado Coração de Jesus é uma entidade que tem como finalidade difundir, incrementar e aperfeiçoar a prática do canto amador e da cultura musical no Município de Águas Mornas e também no Estado de Santa Catarina, nas cidades que visita quando é convidado. A entidade também promove atividades recreativas, visando o bem estar de seus associados e eventos voltados à assistência social e cultural, junto às comunidades do município, manter e incentivar o intercambio com outros grupos de cantos.

        Ao longo dos seus trinta e quatro anos de existência, o Coral Sagrado Coração de Jesus tem participado de vários eventos, inclusive apresentações na TV Eldorado de Criciúma e nas TVs Cultura e Barriga Verde de Florianópolis. O grupo de canto Sagrado Coração de Jesus também faz parte do Coral Nossa Senhora Aparecida de Bom Retiro e mantém parcerias com vários outros corais de Santa Catarina.

        A Lei Nº 476, de 27 de junho de 1995, declara que o Coral Sagrado Coração de Jesus de Águas Mornas é uma entidade de utilidade pública.