SETOR DE CULTURA - Histórico das comunidades evangélicas de Águas Mornas

Comunidade de I Linha


Igreja Luterana de I Linha

        No dia 16 de outubro de 1932, 18 famílias da comunidade de Bauerslinie ( Primeira Linha), inauguravam a igreja Melanchton – Kapelle (Capela de Melanchton). Sob as sábias palavras do livro de Eclesiastes 5.1. A primeira pedra do fundamento foi colocada em 10 de Abril de 1932, antes os cultos eram dados na casa velha, de madeirada escola. A partir do ano 1925 passaram a ser comunidade independente e o pastor passou a atendê-los de oito a dez vezes por ano. Atualmente o corpo de membro é composto por 70 famílias membros aproximadamente. E a sua estrutura continua a mesma desde a sua fundação.

Comunidade II Linha


Igreja evangélica de II Linha

        No dia 13 de Novembro de 1932 foi inaugurada a Gustav-Adolf - Kirche (Igreja Gustavo Adolfo), sob a palavra de Atos 2.42. As reuniões de orações eram realizadas na escola que foi construída em 1897, de frente a atual igreja. Foi um período árduo, mas de intensa comunhão. Há muitos relatos das dificuldades que as pessoas enfrentavam para construírem e buscarem o material necessário para colocarem em pé a sua casa de oração. Atualmente seu corpo de membros é constituído aproximadamente de 102 famílias membros.

Santa Isabel


Igreja evangélica de Santa Isabel

        Primeira comunidade Evangélica de Confissão Luterana, organizada da então Província de Santa Catarina. Fundada por imigrantes que em 1847 fundaram a Colônia de Santa Isabel. No ano de 1860 com a ajuda e esforço dos líderes da comunidade foi construída a “Martinus Kirche”. Em 1861 passa a ser atendida pelo pastor de Blumenau, nesse mesmo ano recebe seu primeiro pastor. Ainda no ano de 1865 à 1909 sediou a “Erziehungsanstalt” (Instituto de Educação), escola que nos primeiros anos funcionava em regime de internato devido as grandes distâncias até às casas dos colonos. Nesta, as crianças recebiam os primeiros conhecimentos bíblicos e as primeiras instruções dos conhecimentos gerais, sendo a grande edificadora dos primeiros imigrantes tanto em nível espiritual quanto social. Atualmente conta com um corpo de membros de 60 famílias membros.

Teresópolis


Igreja evangélica de Teresópolis

        No ano de 1870 o Pastor Tischhauser mandou começar a construção da igreja (“Zionskirche”) em Teresópolis, mas que somente foi inaugurada em 28 de Abril de 1872 e destruída pelo fogo em 15 de setembro 1886. No dia 3 de junho de 1887 foi feita uma festa e então reinaugurada a Igreja evangélica de Teresópolis. Atualmente possuem cerca de 70 famílias membros.