SETOR DE DE EDUCAÇÃO - PROGRAMAS SOCIAIS


NOTÍCIAS

01-04-2011

 

GERÊNCIA DE SERVIÇO SOCIAL

Iana Pitan – Assistente Social
Rua Prefeito José Higino Martins, nº 42, Centro, CEP 88.150-000, Águas Mornas-SC.
Telefone: (48) 3245-7033
E-mail: ps@aguasmornas.sc.gov.br

        A Gerência de Serviço Social da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto foi criada em março de 2009, e vem desenvolvendo ações de cunho social que atendem desde crianças até pessoas idosas deste município.

        A atuação do Serviço Social na Secretaria Municipal de Educação tem uma dimensão educativa, de educação para a cidadania contribuindo para a construção da consciência dos direitos, orientando como ter acesso a serviços, programas ou benefícios, mas num sentido educativo e não assistencialista.

        Almeja a formação de uma consciência crítica voltada a superação do paternalismo, procurando criar uma educação moral que não viole o direito do outro, tão pouco se procure para si o que não lhes é devido por direito.

        Busca a ordem, o respeito mútuo e solidário em prol de uma sociedade justa, com acesso igualitário as políticas públicas com exercício pleno dos direitos e do cumprimento dos deveres.
Nessa linha, a Gerência de Serviço Social desenvolve os seguintes Programas:

  • Proteção Social Básica á Criança de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade;
  • Grupos de Convivência para a Pessoa Idosa;
  • Bolsa Família;
  • Intervenção Sócio Familiar junto aos alunos da Rede Pública Municipal;
  • Habitação de Interesse Social

DESCRIÇÃO DOS PROGRAMAS

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA À CRIANÇA DE 0 A 6 ANOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

        
A partir da regulamentação do Piso Básico de Transição que são recursos oriundos do Governo Federal, foi determinado pelo Ministério de Desenvolvimento Social que tais recursos não poderão mais ser gastos no desenvolvimento de ações da Creche e Pré-Escola. Foram direcionados ao atendimento de famílias e crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

         Então, a partir da Resolução Nº 02, do Conselho Municipal de Assistência Social, de 17 de abril de 2009, esses recursos passaram a ser investidos no suprimento das necessidades básicas desse público alvo sob a coordenação dessa Gerência.

 

  • GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA A PESSOA IDOSA

        Atualmente são atendidos cerca de 250 idosos distribuídos em 9 Grupos de Convivência, onde se promove a convivência comunitária de idosos, através do desenvolvimento de atividades de socialização, lazer, trabalhos manuais, informação, enfim, ações  que visem o resgate da auto-estima, a valorização pessoal e o exercício da cidadania.

        A ação é coordenado diretamente pela Primeira Dama Municipal Sra. Rosana Valmira Mafra Garcia.

Grupos de Idosos do Município:

Grupo da Sede Municipal
Nome do Grupo: Renascer
Local do Encontro: Salão de Festas da APAE
Dia do Encontro: Terças-feiras

Grupo da Comunidade de Segunda Linha
Nome do Grupo: Grupo da Melhor Idade
Local do Encontro: Salão de Festas da Comunidade de Segunda Linha
Dia do Encontro: Terças-feiras

Grupo da Comunidade de Teresópolis
Nome do Grupo: Não informado
Local do Encontro: Salão de Festas da Comunidade de Teresópolis
Dia do Encontro: Quartas-feiras

Grupo da Comunidade de Santa Isabel
Nome do Grupo: Sorriso
Local do Encontro: Salão de Festas da Comunidade de Santa Isabel
Dia do encontro: Quintas-feiras

Grupo da Comunidade de Santa Cruz da Figueira
Nome do Grupo: Fé, Esperança e Amor
Local do Encontro: Salão de Festas da Comunidade de Santa Cruz da Figueira
Dia do Encontro: Terças-feiras

Grupo da Comunidade de Löffelscheidt
Nome do Grupo: Nossa Senhora da Glória
Local do Encontro: Salão de Festas da Comunidade de Löffelscheidt
Dia do Encontro: Quintas-feiras

Grupo da Comunidade de Fazenda do Sacramento II
Nome do Grupo: Nossa Senhora de Lourdes
Local do Encontro: Salão de festas da Comunidade de Fazenda de Lourdes
Dia do encontro: Terças-feiras

Grupo da Comunidade da Fazenda da Ressurreição
Nome do Grupo: Alegria de Viver
Local do Encontro: Salão de Festas da Comunidade de Fazenda da Ressurreição
Dia do encontro: Terças-feiras

Grupo da Comunidade da Vargem Grande
Nome do Grupo: Grupo Nossa Senhora dos Navegantes
Local do Encontro: Salão de festas da Comunidade de Vargem Grande
Dia do Encontro: Quartas-feiras

Ações desenvolvidas em 2009 junto aos Grupos de Convivência

 
         Torneio Municipal de Dominó e Canastra (masculino e feminino), realizado no Salão de Festas da APAE em Águas Mornas no dia 06 de abril de 2009.

        Os vencedores da etapa municipal representaram o município no II Jogos Abertos da Terceira Idade – Etapa Regional, realizada no CATI – Centro de Apoio a Terceira Idade, em São José, no dia 14 de abril de 2009.

        Festa Junina realizada no Salão de Festas da Comunidade de Vargem Grande no dia 22/07/2009.

        Intercâmbio de Grupos de convivência que objetiva a promoção de atividades de lazer através da socialização entre os Grupos do Município que interagem trocando experiências e fortalecendo os laços de amizade.

AÇÕES PREVISTAS NA ÁREA DO IDOSO:

  • Festa em Comemoração ao dia do idoso;
  • Palestras com profissionais do PSF e Psicóloga que abordarão temas pertinentes à saúde física e psicológica da pessoa idosa;
  • Atividades de ginástica;
  • Festa de Natal e encerramento das atividades do ano;
  • Dia de Confraternização com as voluntárias que trabalham com os Grupos de Convivência;
  • Criação do Conselho Municipal da Pessoa Idosa;
  • Atividades de dança e Canto coordenadas pela Professora Andréia Weber:
  • BOLSA FAMÍLIA

        Atualmente temos cadastrados no Banco de Dados Municipais do Programa Bolsa Família 313 famílias, totalizando 1.240 pessoas.

        Nos meses de junho, julho e agosto foi realizado atendimento nas comunidades para atualização cadastral das famílias.

        Foram atualizados os dados cadastrais de 94,8% das famílias. A atualização continua e até dezembro do corrente ano pretendemos atingir 100% das famílias, para que se tenha uma base atualizada, e de acordo com os critérios estabelecidos pelo Programa Bolsa Família.

        De acordo com a Lei Federal Nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, que cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências, e com a vocação voltada a administração com transparência do atual governo municipal, a relação das famílias que recebem o Benefício Bolsa família em Águas Mornas pode ser solicitada por qualquer cidadão aguasmornense junto a Secretaria Municipal de Educação com a assistente social Iana Pitan, ou então, poderá ser acessado no endereço: www.mds.gov.br/bolsafamilia. Essa ação fortalece o controle social local, ajudando a corrigir possíveis irregularidades além de contribuir para o acompanhamento das condicionalidades da família beneficiada.

AÇÕES PREVISTAS:

  •  Ações educativas junto a comunidade, agentes comunitários de saúde e nas escolas envolvendo alunos e professores com vistas ao esclarecimento a respeito de questões relacionadas ao Bolsa Família como: critérios do programa, o que são condicionalidades e quais são as condicionalidades do Programa, etc.
  • INTERVENÇÃO SÓCIO FAMILIAR JUNTO AOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL;

        A atenção do Serviço Social está voltada á superação de problemas de ordem sócio-econômica e familiar. Esses fatores atingem de forma significativa o desempenho escolar da criança.

        O Serviço Social se coloca como parceiro do professor, pois o aluno terá mais interesse pelas atividades pedagógicas se forem atendidas suas situações traumáticas ocasionas por problemas de dificuldades psicosociais e econômicas. Crianças que apresentam problemas relacionados a conflitos familiares, a violência doméstica, a carência econômica, etc., tem mais dificuldade de aprendizagem, reprovam com mais facilidade, perdendo o interesse pela Escola.
Então, o trabalho técnico profissional do assistente social na Secretaria Municipal de educação pretende promover a aproximação da educação com a realidade social através da intervenção familiar por meios de instrumentais do Serviço Social como a visita domiciliar, entrevistas e parecer social.

AÇÕES PREVISTAS

  • Criação do Programa de Orientação e Apoio Sócio Familiar.

        A partir das deliberações da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizada em 10 de agosto de 2009, será criado o respectivo Programa que consiste num trabalho multidisciplinar realizado por assistente social, psicóloga e pedagogos com vistas a contribuir para que as famílias possam enfrentar suas dificuldades, melhorando a qualidade de vida o convívio familiar e o rendimento escolar. Essa equipe de profissionais trabalhará na perspectiva de detectar, intervir e acompanhar os casos, para modificar a realidade apresentada e fortalecer os vínculos familiares.

HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL;

        E na perspectiva do poema de um autor desconhecido a atuação do município na área da habitação está direcionada a captação de recursos para a garantia do direito humano e constitucional de acesso a moradia digna das famílias de baixa renda.

        A Prefeitura Municipal vem organizando um banco de dados com informações de famílias que necessitam acessar o direito da casa própria. As inscrições poderão ser feitas no Complexo Educacional ou pelo telefone (48) 3245-7033, falando com a assistente social Iana Pitan.

        É importante ressaltar que o município não está poupando esforços para acessar Programas na área da habitação, pois se entende que uma casa não é apenas um abrigo para se proteger. Ela é um lar. É o sustentáculo para se construir uma família sadia e digna. Representa a chave da felicidade, a conquista da dignidade e da cidadania.