Árvore da Páscoa: Osterbaum
Na tentativa de evidenciar as tradições trazidas pelos imigrantes alemães para o Brasil a partir do século XIX, reproduzimos abaixo três pequenos textos e algumas fotografias (Google Imagens) sobre a Árvore da Páscoa (Osterbaum).
A tradição da Árvore da Páscoa pode ser resumida da seguinte forma: Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando ovos coloridos. Também é comum, ao invés do galho, ornamentar uma árvore inteira localizada no jardim da casa ou mesmo em ambientes públicos. A árvore da Páscoa pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.
De acordo com Márcio S. da Costa, no texto III, abaixo citado:
UM POUCO E HISTÓRIA
Texto I
A Páscoa é uma das mais antigas celebrações cristãs, mas tem sua origem em antigos ritos pagãos. Muito comuns especialmente na Baviera, Baden-Wütenberg e Rheinland, após a unificação das Alemanhas muitos costumes voltaram a ser praticados em todo país. O símbolo do ovo de Páscoa tem sua origem no significado do renascimento, pois representa a fertilidade. Desde o século XII ele tem o costume de ser cozido e pintado para ser usado na decoração. Esses ovos coloridos podiam também ser pendurados em árvores, muitas vezes ainda secas do inverno, “dando vida” novamente a elas – Osternbaum.
Fonte: http://folcloreconcordia.blogspot.com/
Texto II
Árvore de Páscoa!
Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram. A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo.
No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
As famílias cristãs também deveriam adotar este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal. O processo é simples: Semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.
Pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos ou motivos para as crianças. Recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos. A árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.
Fonte: Magia da Árvore de Páscoa! In: http://www.magiazen.com.br/magia-da-arvore-de-pascoa.html
Texto III
Der Osterbaum – A Árvore da Páscoa
Uma bonita tradição pascal que observamos na Sexta-feira Santa e do Domingo de Páscoa até duas semanas depois. Mas como isso começou? O Pr. Hachtmann me transmitiu no ano de 2001 a história deste simples mas tão significativo costume, como transcrevo agora:
Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está o Osterbaum – a Árvore da Páscoa. (Os símbolos têm sua origem na antiga Germânia, a região da hoje Alemanha. (…). As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos que emigraram.
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol.
A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. “Eu vivo, vós também vivereis”, é a sua mensagem gloriosa. O Osterbaum é assim apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Ressurreto Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Gostaríamos de incentivar as famílias cristãs a também adotarem este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal (Weihnachtsbaum). O processo é simples:
– semanas antes da Páscoa reserve cascas de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. Lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.
– pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos alusivos à Paixão de Cristo.
– recorte tiras finas e também pequenos círculos de papel branco; tampe o furo colando por cima os círculos e das tiras faça alças que também serão coladas na parte superior dos ovos. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.
– na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.
– a árvore da Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa. (…)
Márcio S. da Costa.
Fonte: Der Osterbaum – A Árvore da Páscoa. In: http://www.luteranos.com.br/202/mensagem/2003-mar3.htm