HISTORIADOR TONI JOCHEM RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO ALCANTARENSE
Dia 16 de abril, o historiador de Águas Mornas Toni Jochem, recebeu da Câmara Municipal de São Pedro de Alcântara-SC o título de Cidadão Honorário Alcantarense. São Pedro de Alcântara é a mais antiga Colônia Alemã do Estado de Santa Catarina, fundada em 1829, e a concessão do título acima mencionado está relacionado às pesquisas históricas que Toni Jochem há mais de duas décadas, sobre ela, desenvolve. Do amor inicial à história da imigração e suas vertentes o curso de Mestrado em História, na Universidade Federal de Santa Catarina, tornou-se destino no ano 2000. De lá para cá, com horizontes ampliados o processo de imigração em seus mais variados aspectos consolida-se como paixão e compromisso… Toni é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, e pesquisou inclusive na Alemanha e Polônia onde esteve nas cidades de origens de muitos imigrantes. Vários livros foram por ele escritos e publicados sobre a história da imigração alemã em toda a região da grande Florianópolis, notadamente sobre as colônias alemãs São Pedro de Alcântara, Santa Isabel e Teresópolis. Portanto, título mais que merecido…
DISCURSO DE AGRADECIMENTO PROFERIDO PELO HISTORIADOR
Senhor Presidente e demais membros dessa Casa Legislativa,
Senhor Prefeito em Exercício e equipe administrativa,
Homenageados e distinto público que prestigia esse ato.
Diante da relevância e conveniência de se detalhar o épico da imigração e colonização dessas terras desde as longínquas décadas do início do século XIX vou me ater, para não me alongar, a poucos marcos do passado.
E lá, no passado, os dias das populações que habitavam as margens dos Rios Reno, Mosela e imediações transcorriam indefinidos e ensejavam por novos tempos que suprissem, sobretudo, as necessidades mais prementes. E se o Atlântico se apresentasse como obstáculo, a vida nova, em novas terras, se tornou um desafio, um desejo, uma necessidade… E ele foi vencido não sem garra, determinação, tenacidade, suor… a mata virgem cedeu lugar ao novo e em março de 1829 surge o núcleo colonial; São Pedro de Alcântara – um santo espanhol – emprestou-lhe o nome; a fé normatizou a vida e determinou o compasso dos seus habitantes. O sol brilhou, mas também os dias nublados, as chuvas torrenciais, e tempestades de raios se fizeram presentes… A terra muitas vezes se mostrou infértil… o revelo, acidentado… e o braço forte do imigrante se fez sentir ano após ano… E nesse contexto, o som do sino chamava aos preceitos religiosos, acolhia, acalentava e fortalecia…
Décadas depois, sem antes ter sido elevada a Freguesia, a colônia cedeu lugar ao município. E faz 21 anos, em 16 de abril… E hoje agradecidos estamos aqui.
Eu, de uma forma especial agradeço emocionado, a honra de ter sido agraciado com o título de cidadão honorário dessa terra que há décadas se tornou objeto de estudos e publicações. Pela atenção, obrigado.
Decreto Legislativo da Câmara Municipal de São Pedro de Alcântara-SC concedendo o Título de Cidadão Honorário Alcantarense ao Historiador Toni Jochem. Fonte: https://www.diariomunicipal.sc.gov.br/arquivosbd/atos/1428322676
_decreto_08.2015_cidado_honorrio__toni_vidal_jochem.docx
Convite expedido pela Câmara Municipal de São Pedro de Alcântara-SC para a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Alcantarense
Historiador Toni Jochem (à direita) com o vereador Marcelo Stähelin, autor da indicação do Título de Cidadão Honorário.
Historiador Toni Jochem cumprimenta o Presidente da Câmara Municipal de São Pedro de Alcântara, Vereador Marcos Rodrigo Reitz.
Historiador Toni Jochem com o Título de Cidadão Honorário Alcantarense.
Historiador Toni Jochem discursa na Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário Alcantarense.
A IMPRENSA REPERCUTIU
(clique para ampliar)
Fonte: Jornal Águas Mornas. Águas Mornas-SC, Ano 05, Edição 55, abril de 2015, p. 12.
Fonte: Fonte: Jornal Live. Grande Florianópolis-SC, Ano 3, Edição 89, de 28/04/2015, p. 5.
Fonte: Fonte: Jornal Regional. Grande Florianópolis-SC, Ano 27 Edição 1.283, de 4 a 30 de Abril de 2015, p. 10.