Confirmada dia da 2° Stammtisch de Águas Mornas
Depois do sucesso da 1° Stammtisch de Águas Mornas realizada no mês de novembro de 2011, o evento organizado em comemoração aos 50 anos de Águas Mornas entrou no calendário de eventos da Prefeitura Municipal e na manhã de 26 de abril o prefeito Pedro Francisco Garcia confirmou a data do evento para o dia 25 de novembro de 2012.
As Stammtisch estão se tornando populares na região da grande Florianópolis devido a colonização alemã nesta região. Apesar de o ano passado ter sido o 1° ano da festa em Águas Mornas, os moradores participaram e a organização do evento teve que limitar as barracas em 35 devido à grande procura. A expectativa é que este ano a festa seja ainda mais bonita e grandiosa.
O que significa Stammtisch?
Existe uma versão romântica da origem desta tradição germânica que dá conta de que foram os lenhadores da Bavária, na Alemanha, na idade média, quem deram origem aos stammtische. Segundo esta versão, estes trabalhadores tinham o hábito de ao cortar a primeira árvore de um sítio de exploração, o faziam à altura de uma mesa e de seus galhos cortavam toletes que serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que se reuniam para suas refeições e, nos finais de tarde, após uma dura jornada de trabalho na mata, antes de rumarem para seus lares, ali se sentavam para descansar e beberem alguns tragos de vinho ou cerveja, que traziam consigo.
O hábito destes lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara.
A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa e “Stamm”, que significa tronco, tribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).
Fonte: http://www.stmt.com.br/historia1.htm