Cantina do Roberto em Santa Isabel atrai turistas de todo o Brasil
A cantina do Roberto em Santa Isabel é um dos principais atrativos turísticos do município de Águas Mornas. Toda esta procura é pela forma peculiar na qual é fabricado uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo, o vinho.
O vinho produzido é feito todo de forma artesanal inclusive a própria família é quem planta as uvas nas propriedades da família.
Histórico da Cantina do Roberto
O pioneiro da produção de vinhos em Santa Isabel foi o Sr. Christiano Rassweiler, então professor de idioma alemão que, durante a II Guerra Mundial, foi impedido de exercer sua profissão. O dialeto foi proibido e quem fosse visto por soldados falando em alemão, era geralmente preso. Inúmeros livros escritos em língua germânica foram queimados e até túmulos que tinham inscrições neste idioma foram destruídos. Isso ocorreu com mais freqüência em outras colônias da região.
Diante dos fatos, o Sr. Christiano passou a cultivar tomate, melancia, batata inglesa, milho entre outros produtos, que eram comercializados em Florianópolis; na década de 1960 começou a cultivar a uva. Na década seguinte, baseado em leituras que havia feito de livros escritos em alemão começou a produzir o vinho artesanalmente.
Hoje essa tradição de família Rassweiler é mantida por seu filho Roberto, que produz três tipos de vinhos (branco, tinto e rose), cerca de 2.500 litros por ano. Tudo produzido de forma artesanal e baseado em uma receita alemã. A mesma que seu pai utilizava.
O processo de fabricação do vinho, em si, leva cerca de 5 meses; porém, desde o cultivo da videira, significa um ano inteiro de trabalho. A matéria prima utilizada para a fabricação do vinho também permanece sendo cultivada pela própria família. Uma tradição familiar que vem sendo mantida segundo os princípios de nossos imigrantes.
Fonte: Gabriela Rassweiler
Mais informações: Cantina do Roberto – Telefone (48) 9128-2208.