PROJETO ÁGUAS MORNAS SORRIDENTE – ODONTOSESC

O OdontoSESC é um projeto social itinerante que tem por objetivo levar serviços odontológicos aos municípios do nosso estado. Serviços estes clínicos e de educação em saúde. O Projeto está presente no Estado de Santa Catarina desde o ano de 2001 e através de três unidades móveis já contemplou mais de 80 municípios.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Águas Mornas o Projeto OdontoSESC presta atendimento odontológico gratuito e ações de educação em saúde para comunidades com dificuldade de acesso ao serviço privado ou público.

A unidade móvel é dotada de quatro cadeiras odontológicas onde uma equipe trabalha  40 horas semanais atendendo uma clientela de 64 paciente ao dia. Os pacientes têm direito a retornar quantas vezes for necessário até terem seu tratamento completado. A clientela de Águas Mornas foi selecionada através de triagens nas localidades do município e agendada conforme necessidade odontológica.

Os atendimentos tiveram início no dia 9 de maio de 2012, e com 16 dias úteis de trabalho foram atendidos 352 pessoas. Foram realizadas 901 consultas onde foram realizados 572 procedimentos de dentística, 101 cirurgias, 74 procedimentos endodônticos e 496 de periodontia. Vale ressaltar ainda o número de 1002 itens de clínica preventiva, os quais incluem instruções de higiene, aplicações de flúor e escovações. Neste primeiro mês de trabalho 77 pessoas já receberam alta com seu tratamento concluído abrindo espaço para que mais munícipes possam ser chamados da lista de espera. Neste período contamos com um número baixo de faltas, oitenta e duas caracterizando 8,2% das consultas disponíveis mostrando o comprometimento da população envolvida.

Além do trabalho clínico, o Projeto realizou 614 atendimentos em educação em saúde através de atividades educativas com os escolares dos colégios municipais e creches. Foram realizadas palestras, demonstrações, apresentações de vídeo e escovação supervisionada.

Projeto permanecerá no município até o dia 19 de julho atendendo clinicamente os habitantes de Águas Mornas e trabalhando através de ações de educação a prevenção de doenças bucais e os cuidados com a higiene. Estima-se que até o fim da Convênio cerca de 500 pessoas recebam atendimento clínico na unidade móvel que encontra-se lotada no Posto Serramar.

Bruna Karoline de Oliveira

Odontóloga – Coordenadora do Projeto OdontoSESC