24 DE JUNHO – DIA DE CULTIVO DAS FLORES

Os habitantes de Löffelscheidt são “grandes amigos das flores”, escreveu Francisco Schaden. Löffelscheidt constitui-se numa das localidades  da Colônia Alemã Santa Isabel em Águas Mornas,  Santa Catarina, sendo fundada em 1847 por imigrantes oriundos, em sua maioria, da região do Hunsrück, localizada entre os Rios Reno e Mosela. Parte da história da mencionada localidade foi escrita e publicada por Francisco Schaden em 1946.

Francisco Schaden era alemão e literalmente apaixonado pela história da imigração/colonização; nasceu em Leipzig em 1891. Chegou ao Brasil em 1910 e logo em seguida mudou-se para Löffelscheidt onde passou a atuar como professor da escola local. Depois mudou-se para a localidade de São Bonifácio exercendo a mesma profissão.

Testemunha ocular e bem informado, Schaden escreve suas “Notas” três décadas depois com destacada propriedade. Consideradas de grande valor histórico entre outros assuntos é registrada, à pagina 29, a tradição do cultivo de flores no dia 24 de junho – Dia de São João –, nos seguintes termos:

 

“A festa de São João era também a dia das flores. Neste dia não se realizava  reunião de culto religioso, mas durante a tarde suspendia-se o trabalho da roça, enquanto se preparavam e plantavam os canteiros de flores. É que os habitante de Löffelscheidt não são apenas apaixonados cultores do canto popular, mas igualmente grandes amigos das flores. Nota-se isto sobretudo, no dia de finados; (…).”

 

Diante do acima exposto fica mais fácil o entendimento da tradição do cultivo de jardins residenciais, hoje largamente difundido não só na localidade de Löffelscheidt, mas em todo o município de Águas Mornas.

 

BILBIOGRAFIA

SCHADEN, Francisco. Notas para a História da Localidade de Löffelscheidt. São Bonifácio: Ed. do Autor, 1946.