Documentário Navegantes será lançado na sexta-feira

Em 2012, Navegantes completou 50 anos de emancipação político-administrativa. O aniversário foi em agosto, mas devido ao período eleitoral, as comemorações acontecem durante todo o mês de outubro. Na próxima sexta-feira (26), é a vez da comunidade conhecer o documentário “Navegantes”. O lançamento do filme de 17 minutos será realizado no Auditório da Prefeitura de Navegantes, às 19h30. A entrada é gratuita. O vídeo é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem o apoio da Portonave.

Navegantes faz referência aos navegadores portugueses que vieram para Santa Catarina nos séculos 18 e 19. Utilizando como fonte pesquisadores de duas importantes universidades do país, o curta-metragem mostra que nem só de açorianos foi feita a colonização portuguesa de Santa Catarina. O documentário critica a forma superficial de como é realizado o resgate da cultura lusitana no Estado.

O filme reúne a opinião da professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Arlete Assumpção Monteiro e do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), José Roberto Severino. A atriz Day Willain (Escola de Atores Art In Cena) faz a narração e apresentação do documentário.

A direção é do jornalista Rogério Pinheiro, que também assina o roteiro. Já a produção e edição foram feitas por Roney Rodrigues. Os grupos de dança Alegria e Tropeiros do Litoral, bem como o artista de rua José Rosa e o ex-produtor cultural de Navegantes, Solon Damásio da Costa, também estão no elenco.

O documentário Navegantes levou oito meses para ficar pronto. Além da cidade de Navegantes, o filme foi rodado em Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Itapema, Governador Celso Ramos, Tijucas e Balneário Camboriú. Depois do lançamento, o curta-metragem vai ser exibido também em escolas públicas, universidades, entidades particulares do Brasil e de Portugal.  O teaser pode ser visto em http://www.youtube.com/watch?v=0KU78OSnqc0

Texto: Rogério Pinheiro

Fotos: Roney Rodrigues