PREVENÇÃO AO CÂNCER BUCAL
Na semana do Dia do Dentista – 25 de outubro – acontece em todo o estado a semana de saúde bucal, que tem como tema este ano:
PREVENÃO AO CÂNCER DE BOCA.
Difundir informações sobre o câncer de boca, assim como orientar os profissionais de saúde publica na realização do autoexame de boca, são ações que trariam grande ajuda na prevenção e no diagnostico precoce da doença.
Quando detectada na face inicial apresenta grande probabilidade de cura.
O câncer bucal, caracteriza-se pelo crescimento descontrolado de células, como capacidade de invadir tecidos e levar a morte. Fatores causais próprios e freqüentes como uso de cigarro, ingestão de bebidas alcoólicas, exposição excessiva ao sol sem proteção e também de aspectos bucais como a falta de higiene com a boca, restos dentais, processos infecciosos freqüentes, próteses mal adaptadas, situações de trauma, podem levar a câncer bucal.
Devemos estar sempre atentos a nossa boca. O conhecimento dela e de características com a cor, o volume, o aspecto, devem sempre ser percebidos. Em qualquer alteração, devemos logo procurar um profissional dentista para orientação.
Quando percebemos precocemente alterações, estamos garantido um diagnostico precoce e um tratamento com sucesso.
Na grande maioria dos casos de câncer bucal o diagnostico acontece em estado muito avançado, implicando em cirurgias amplas e perdas funcionais severas.
Por isso devemos fazer o autoexame. Procurar sempre o profissional dentista e acima de tudo, devemos cuidar muito da boca a da manutenção de nossos dentes:
– Higiene três vezes ao dia
– Uso de fio dental
– Uso de enxaguantes
– Alimentação saudável
Dra Adriana Mara H. Penaforte
CRO 3643