A Árvore da Páscoa: Osterbaum

Toni Jochem
Historiador

 

A Páscoa é Vida, Ressurreição, Esperança e Alegria. É rememoração da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo! É uma experiência física, espiritual e existencial. Entre os vários símbolos usados na Alemanha durante a Páscoa, está a Osterbaum – a Árvore da Páscoa. As tradições da Páscoa, como as de outras festas religiosas, têm sua continuidade na Alemanha de hoje e foram levadas a outros países pelos imigrantes.

A Árvore da Páscoa pode ser montada com um galho seco da seguinte forma: Na Sexta-feira Santa coloque em um vaso um galho totalmente seco (que simboliza a frieza do sepulcro e morte de Jesus Cristo), sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e finalmente no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando ovos coloridos (que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor). Colocam-se ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova…

Também é comum, ao invés do galho, ornamentar uma árvore inteira, sem folhas, localizada no jardim da casa ou mesmo em ambientes públicos (ruas, avenidas, praças). Sugere-se que a Árvore seja retirada/desmontada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.