Arquivo Público de Rio Claro-SP apresenta exposição sobre emigração alemã

A exposição itinerante “Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria” acontece no saguão do Paço Municipal e poderá ser visitada até o dia 17 de abril, das 8 às 17 horas. A mostra resgata a experiência imigratória baseada no princípio de parceria, promovido por Senador Vergueiro no século XIX.

A apresentação, organizada pelo Arquivo Público Histórico de Rio Claro, foi produzida pelo pesquisador José Eduardo Heflinger Jr, diretor do Carlota Schmidt Memorial Center (Limeira/SP) e pelo Instituto Martius-Staden (São Paulo) e aborda a forma de contratação de imigrantes europeus para substituírem, em parte, uso de mão-de-obra escrava no Brasil.

Essa modalidade de imigração teve início na Fazenda Ibicaba (Limeira / Cordeirópolis), a partir de 1841. Em um período de dez anos, aproximadamente 50 mil imigrantes foram contratados por fazendeiros da então Província de São Paulo para trabalhar na cultura do café. A empresa Vergueiro & Cia. contava com agentes de emigração em Portugal e na Suíça e também mantinha um escritório em Hamburgo, na Alemanha.

Além de aspectos históricos do cotidiano dos imigrantes alemães e suíços, a mostra retrata a revolta dos colonos na Fazenda Ibicaba e até um atentado ao Senador Vergueiro. Esse fato registra a decadência do sistema de parceria que culminou na contratação dos italianos por jornada de trabalho.

A exposição itinerante, que já esteve na UNESP e na UNICRED de Rio Claro, prossegue para o Centro Cultural Roberto Palmari no próximo dia 18. A mostra é aberta ao público e permanece no Centro Cultural até 30 de abril. Fonte: http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/15410/arquivo-publico-apresenta-exposicao-sobre-emigracao-alema.html