DE VOLTA ÀS ORIGENS: O HISTORIADOR TONI JOCHEM VIAJA PARA A ALEMANHA E REFAZ OS PASSOS DOS IMIGRANTES
Historiador de Águas Mornas Toni Jochem, a convite da empresa Malwee, de Jaraguá do Sul-SC, viaja dia 20 de junho – próxima quinta-feira – para a Alemanha e Polônia. Ele integra um grupo de historiadores e agentes culturais que visitarão a terra de origem dos imigrantes que no século XIX se estabeleceram em Santa Catarina.
Na Polônia Toni Jochem visitará diversas cidades da região da antiga Pomerânia, entre elas, Stettin (Szczecin, em polonês), Resko, Kolberg, Rewahl e Kamien. Na Alemanha o historiador Toni Jochem visitará Berlim e diversas cidades da região do Hunsrück e imediações, entre elas, Farschweiller, Oberalben, Kommen, Longkamp, Löffelscheid, Bierben, Simmern, Kastellaun, Boppard, Bacharach, Enkirch, Briedel, Morbach, Koblenz.
Segundo Toni Jochem “a região do Hunsrück, na Alemanha, enviou muitos imigrantes para a grande Florianópolis e percorrer os passos dos antepassados, visitar suas cidades de origens será de grande proveito para melhor entender o processo de imigração e escrever com mais propriedade sobre ele”.Toni é mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina e tem na agenda encontro com diversos historiadores alemães que estudam a imigração para o Brasil além de realizar in loco pesquisas em arquivos históricos, bibliotecas, cemitérios, monumentos, museus, igrejas e cartórios.