Prestação de Contas da Viagem a Brasília

Nos últimos dias 9 e 11 de julho o prefeito Pedro Francisco Garcia juntamente com o vereador José Vandir da Silva estiveram em Brasília onde participaram da XVI Marcha dos prefeitos em Defesa dos Municípios. Focados na busca por mais recursos para seus municípios, mais de 4 mil pessoas entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país marcaram presença.

A presidenta Dilma Russeff se fez presente, na quarta-feira, 10, e anunciou um pacote de medidas que, somados, chegam a R$15,3 bilhões em diversas áreas.

Saúde, educação e previdência foram os assuntos mais discutidos na Marcha, cujo tema “O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios” foi abordado. Outras reivindicações dos participantes foram o aumento de 2% no percentual do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a ampliação da lista de serviços tributados pelo Imposto sobre Serviços (ISS), de competência dos municípios e do Distrito Federal.

Para o Prefeito Pedro Francisca Garcia a marcha foi positiva apesar de ter ficado abaixo do esperado pelos prefeitos. Porém Águas Mornas conquistou uma ajuda financeira importante de R$227.000,00, além da promessa de uma nova retroescavadeira, uma patrola, e uma caçamba que chegará nos próximos meses, juntamente com recursos para Educação e Saúde.