3ª Stammtisch de Águas Mornas

A partir do dia 16 de setembro será largada oficialmente a contagem regressiva para a festa mais esperada de Águas Mornas a 3ª Stammtisch. Interessados em comprar uma das 45 barracas oferecidas deverão fazer suas reservas o mais rápido possível, pois o número é limitado.

O evento acontecerá na rua Rainoldo Antonio Koerich e na Praça José Adão Lehmkuhl e será animado pela banda “Alemão Preto”, da cidade de Indaial. Ainda terá competição de chopp em metro nas categorias feminino e masculino, apresentações de grupos folclóricos alemães, barraca com alimentação Alemã… tudo regado a muito chopp, alegria e diversão. O Evento terá início às 10h00min e está previsto para terminar às 18h00min.

Interessados deverão entrar em contato no (48) 3245-7252 Ramal 202 e falar com Patrícia Lehmkuhl ou Luiz Silva, na Casa da Cultura e Turismo.

O que Significam Stammtisch? Existe uma versão romântica da origem desta tradição germânica que dá conta de que foram os lenhadores da Bavária, na idade média, quem deram origem aos stammtische.

Segundo esta versão, estes trabalhadores tinham o hábito de ao cortar a primeira árvore de um sítio de exploração, o faziam à altura de uma mesa e de seus galhos cortavam toletes que serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que se reuniam para suas refeições e, nos finais de tarde, após uma dura jornada de trabalho na mata, antes de rumarem para seus lares, ali se sentavam para descansar e beberem alguns tragos de vinho ou cerveja, que traziam consigo.

O hábito destes lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara.

A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa e “Stamm”, que significa tronco, tribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).

 

Fonte: http://www.stmt.com.br/historia1.htm