1º Festival de Plattler de São Bento do Sul

O sábado, dia 02 de junho, foi de realização para o Jäger Volkstanzgruppe da Sociedade Atiradores 23 de Setembro de São Bento do Sul, SC. O 1º Festival de Plattler de São Bento do Sul, realizado no final de semana reuniu sete grupos folclóricos praticantes do Schuhplattler – sapateado masculino de origem celta, praticado em países como Alemanha, Itália e Áustria.

Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento que contou também com a participação da centenária Banda Treml que presenteou a todos com a execução de belas músicas tradicionais alemãs e animação de um baile de confraternização para encerrar a noite.

Os grupos visitantes foram recepcionados a partir das 11 horas pelo grupo anfitrião no Lar Filadélfia Park Hotel, onde ficaram hospedados, seguindo, na parte da tarde, em um city-tour pela cidade passando pela Estrada Dona Francisca, onde foi apresentada a história do município e no Centro da cidade em visita aos principais pontos turísticos.

A noite, o 1º Festival de Plattler teve início às 21 horas, na Sociedade Atiradores 23 de Setembro, com entrada gratuita a comunidade, onde o público apreciou as danças dos grupos folclóricos Jäger Volkstanzgruppe – São Bento do Sul/SC, Tanzfreunde – São Paulo/SP, Grupo Folclórico Germânico da EEB São Bento – São Bento do Sul/SC, Alte Heimat – Curitiba/PR, Original Einigkeit Tanzgruppe – Curitiba/PR, Trachtenverein Eintracht – Blumenau/SC e Böhmerwald – São Bento do Sul/SC. O ponto alto da noite foi a dança Amboss Plattler executada por aproximadamente 50 dançarinos – homens e meninos – dos grupos folclóricos participantes. “Agradecemos ao público que prestigiou o evento e parabenizamos aos grupos pelas belíssimas apresentações” enalteceu a coordenadora do Jäger Volkstanzgruppe Mônica Malewschik.

Para presidente do Jäger Volkstanzgruppe, Iara Carina Dums Werlich, os objetivos do evento foram alcançados: “Foram momentos muito especiais que oportunizaram a integração e o intercâmbio cultural entre os grupos praticantes de Plattler. Acreditamos que o resultado foi enriquecedor para o público e para os grupos folclóricos participantes”.

No dia 03 de junho, o evento foi encerrado com a participação dos grupos na celebração religiosa das 09h30 na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria. Após a Missa, os amigos bávaros do Jäger Volkstanzgruppe presentes no Festival, Hans e Sebastian Gattinger, convidaram os grupos folclóricos a seguir até a Sociedade Atiradores 23 de Setembro para aprenderem um plattler autêntico da Baviera ensinado por eles, convite este que foi prontamente aceito.

O 1º Festival de Plattler de São Bento do Sul foi realizado com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura e das empresas Tuper/SA.

Fonte:  Diretoria Jäger Volkstanzgruppe

E-mail: jager_sbs@yahoo.com.br