Teatro: A Farsa do Advogado Pathelin

A prefeitura de Águas Mornas convida você e sua família para prestigiar a apresentação da peça de teatro “A Farsa do Advogado Pathelin” encenada pelo grupo teatral “Teatro sim… Por que não?!!!” de Florianópolis, no salão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Águas Mornas, no dia 12 de outubro de 2012, às 20h00min. Entrada franca.

SINOPSE

O advogado sem causa Pathelin decide, para agradar sua mulher Guilhermina, trazer um corte de tecido grátis. Através de bajulações e promessas, engana um comerciante, porém seus planos fracassam quando, durante uma sessão no tribunal reencontra o comerciante.

Síntese

A Farsa do Advogado Pathelin, um divertido espetáculo para todas as idades, completará 14 anos de apresentação em abril próximo, e já fez mais de 250 apresentações, com um sucesso de público poucas vezes obtido com produções locais.

Participou de vários festivais nacionais e internacionais de teatro e recebeu 09 prêmios. Com este espetáculo a atriz Berna Sant’Anna ganhou o prêmio de melhor atriz do CONESUL e do Festival Isnard Azevedo de 1997. Berna Sant’Anna e Nazareno Pereira com suas interpretações também receberam o prêmio de melhor atriz e melhor ator Catarinense de 1997. No mesmo ano Júlio Maurício ganhou o prêmio de melhor diretor catarinense com o mesmo espetáculo.

O texto, que é considerado uma obra-prima do gênero, foi escrito em torno de 1460, e seu autor é desconhecido. O mérito desta farsa é eminente: ela é verdadeiramente sem igual pelo jorro da verve cômica, pela leveza do diálogo, pela habilidade da intriga, pelo salto das situações, pela verdade às vezes dura e pouco perceptível dos caracteres. Mas esta comédia da astúcia – enganador e enganado – parece bem celebrar sem reservas o triunfo do dolo (erro intencional) e do embuste, da patifaria: raramente se representou com tal vigor uma humanidade dominada em busca do lucro ilegítimo e desnudada de ilusões idealistas.

Esse cinismo sem fraqueza provém de uma imoralidade natural do autor ou do retrato realista de uma época corrompida?

(Qualquer semelhança com a situação atual não é mera semelhança).

Para esta montagem, o grupo fez uma oficina de interpretação farsesca com Neyde Veneziano (SP), que resgata a forma de atuação da época.

Os figurinos, inspirados na Idade Média, são de Norma Ribeiro (RJ) e o projeto cenográfico de William Pereira (SP).   A direção do espetáculo é de Júlio Maurício.

Fazem parte do elenco: Berna Sant`Anna, Ismar Medeiros, Leon de Paula, Nazareno Pereira e Valdir Silva.

Espetáculo: A FARSA DO ADVOGADO PATHELIN

Autor: DESCONHECIDO