Esta Chegando o dia da II Stammtisch de Águas Mornas

No próximo dia 25 de novembro, domingo, a partir das 10h00min acontecerá a segunda edição da Stammtisch de Águas Mornas. O evento já é considerado um sucesso pelos organizadores devido a rápida venda das 40 barracas colocadas à disposição.

Desde a primeira edição, apesar de muitos nunca terem participado de uma festa Stammtisch os moradores e empresários acreditaram na ideia e fizeram com que a segunda edição acontecesse.

Este ano, como no ano passado, terá apresentação de grupos folclóricos alemães, barraca com comida típica, competição de chopp, música alemã com a banda Alemão Preto, de Taió-SC, e muita alegria.

A organização promete melhorar alguns itens na festa, inclusive a segurança, e lembra que o sucesso depende fudamentalmente da participação de todos os donos de barracas. Viva a tradição: EIN PROSIT! Abaixo, lista dos nomes das Barracas:

 

  1. Amigos da Fazenda
  2. Paulinho Material de Construção
  3. Vereadora Beta
  4. Pedrinho e Amigos
  5. Barraca do Zecão
  6. Leandro Hillesheim
  7. Amigos da Saúde
  8. Família Prim
  9. Amigos do Lampião
  10. Amigos do Lampião
  11. Trilheiros das Termas
  12. Tu é Massa
  13. Carlos Elizeu Jochem
  14. Reservada
  15. Frohe Hutte (Vacica)
  16. Cia. da Mecânica
  17. Amigos do Vereador Avelino
  18. Pedro do Banco – Sejam Todos Bem-Vindos
  19. Chopp Freund
  20. Barraca do Bel
  21. Barraca do Beira Rio
  22. Amigos do Buteco
  23. Los Jefferson
  24. Amigo e Amigo o resto é resto
  25. Klasse Von Bier (Turma do Chopp)
  26. Relojoaria Koerich
  27. Amigos do Almir
  28. Reservada
  29. Reservada
  30. Gafanhotos
  31. Familia Hahn
  32. Schanaps Amigos
  33. Hélio Weingärtner
  34. Barraca dos Amigos J.R.M.
  35. Stammbêbado
  36. Verde Vida
  37. Alemão Guincho
  38. Márcio Silva
  39. Dilce Decorações
  40. Lohn Esquadrias.
 
 
PEQUENO HISTÓRICO DA STAMMTISCH
 
Existe uma versão romântica da origem desta tradição germânica que dá conta de que foram os lenhadores da Bavária, na Alemanha, na idade média, quem  deram origem aos stammtische. Segundo esta versão, estes trabalhadores tinham o hábito de ao cortar a primeira árvore de um sítio de exploração, o faziam à altura de uma mesa e de seus galhos cortavam toletes que serviriam de bancos. Era ao redor desta mesa improvisada que se reuniam para suas refeições e, nos finais de tarde, após uma dura jornada de trabalho na mata, antes de rumarem para seus lares, ali se sentavam para descansar e beberem alguns tragos de vinho ou cerveja, que traziam consigo.
 
O hábito destes  lenhadores, de se reunir ao fim da jornada diária de trabalho, ganhou as  tabernas, se urbanizou e popularizou-se em toda a região bávara, na Alemanha.
 
A palavra Stammtisch origina-se de “Tisch” que significa mesa e “Stamm”, que significa tronco, tribo, raça ou família. Talvez esteja aí um pouco desta confusão semântica. Em alemão o termo “Stamm” quando se refere a tronco, é mais usado (ou também usado) para identificar tronco tribal, racial ou familiar e não apenas como sinônimo de cerne de uma árvore, que em português identificamos quando nos referimos a um “tronco” (de madeira).
 
Entretanto, a História da Alemanha traz uma nova luz quanto a origem, ou como, ou mesmo, quando nasceu esta tradição. Segundo fontes históricas, o 1º. stammtisch surgira ainda no reinado de Friedrich Wilhelm I, o Rei-Soldado, (Soldatenkönig), Rei da Prússia (1713 – 1740), mais de um século antes de se constituir o Império Alemão.
 
Segundo esta versão histórica, nesta época uma bebida popular, a cerveja, começou a ganhar a simpatia da corte que passou a consumi-la usualmente. A Corte, nesta época consumia vinhos finos e a cerveja era tida como uma bebida da população. Fonte: http://www.stmt.com.br/historia1.htm
 
E a cerveja se popularizou e o seu consumo com o tempo ganhou os povos. Hoje a Stammtisch se tornou um grante evento, realizado em vias públicas, baseado essencialmente na confraternização de amigos que se reúnem para celebrar a vida, as tradições e a história de nossos antepassados.