HISTORIADOR VISITA A TERRA DE SEUS ANTEPASSADOS NA ALEMANHA

O historiador de Águas Mornas, Toni Jochem, em uma viagem à Europa (Alemanha e Polônia) integrando uma Missão Cultural à região da antiga Pomerânia, a convite da Empresa Malwee, de Jaraguá do Sul-SC, visitou a terra de seus antepassados. Trantam-se das cidades de Kommen e de Farschweiller, na região do Hunsrück, no Estado da Renânia-Palatinado. Kommen é terra natal do imigrante Peter Jochem e Farschweiler é terra de Ana Maria Petri: casal de imigrantes, ascendentes de Toni Jochem. “Voltar lá, na terra deles, após mais de 160 anos que de lá saíram com destino ao Brasil, foi muito emocionante; é um verdadeiro encontro com as origens”, disse Toni. O imigrante Peter Jochem saiu de Kommen em 1846 com destino ao Brasil. Tinha 26 anos de idade e era solteiro. Se instalou em Löffelscheidt, hoje município de Águas Mornas-SC. Ana Maria Petri já estava há anos no Brasil quando Peter Jochem chegou. Afirma-se que ela emigrou de forma clandestina, em 1828, juntamente com seus irmãos, e teria se estabelecido na Colônia São Pedro de Alcântara e, posteriormente, talvez em Vargem Grande. Peter Jochem casou-se no Brasil com Anna Maria Petri. O casal teve seis filhos e hoje são, aproximadamente, quatro mil descendentes.

O historiador Toni Jochem, estadando na Alemanha e na Polônia, aproveitou a ocasião e visitou diversas igrejas, cemitérios, museus, monumentos em muitas das cidades de origem dos imigrantes que, no século XIX, se estabeleceram nas Colônias São Pedro de Alcântara, Santa Isabel e Teresópolis. Nos onze dias em que esteve na Europa, Jochem visitou as seguintes cidades: Kirchberg, Dickenscheid, Gemünden, Herrstein, Tiefenthal, Idar-Oberstein, Bad Münster, Ebernburg, Bad Kreuznach, Münsterapel, Niederhausen, Resko, Boppard, Berlim, Frankfurt, Hirzenach, Stettin, Kollberg, Kamien, Rewahl, Eichstätt, Fulda, Bacharach, Simmern, Kastellaun, Löffelscheid, Biebern, Kommen, Longkamp, Morbach, Farschweiler, Trier, Enkirch e Briedel.

Para Toni Jochem, que é Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina e Secretário Municipal de Administração e Finanças de Águas Mornas, “a viagem foi extremamente rica sob o aspecto cultural constituindo-se numa oportunidade ímpar de conhecimento de especificidades de muitas cidades de origem dos imigrantes. Conhecer as cidades de Kommen e de Farschwiler, terra natal de meus antepassados imigrantes, foi um sonho realizado”, finaliza.