SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ÁGUAS MORNAS REALIZA SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DO PNAIC

No dia 11 de novembro de 2013 aconteceu no município de Águas Mornas o encerramento da formação para os professores participantes do curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ênfase do trabalho foi em Língua Portuguesa e, para 2014 o programa prevê continuidade na disciplina de Matemática.

Os encontros com os professores alfabetizadores foram conduzidos pela orientadora de estudo Nívia Cristina Garcia Vieira e os trabalhos foram coordenados por Regina Luzia Steinbach. Os encontros aconteceram de março a novembro, às segundas-feiras no período noturno. Um dos eixos de atuação do PNAIC é o curso presencial para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas, cuja metodologia propõe estudos que tem como objetivo aliar teoria a prática pedagógica.

Durante o curso foram discutidos vários temas, dentre eles: alfabetização na perspectiva do letramento, currículo, avaliação, planejamento, projetos didáticos, apropriação do Sistema de Escrita Alfabética, ludicidade, heterogeneidade, diversidade de textos, interdisciplinaridade, inclusão e direitos de aprendizagem.

No período vespertino os professores participaram de um seminário intermunicipal com a palestrante Rosangela Pedralli que explanou sobre ‘Alfabetização na perspectiva do letramento’, reforçando as discussões do curso. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Mário Fernandes.