CANIONISMO EM ÁGUAS MORNAS
A RESSURREIÇÃO DO CANIONISMO EM AGUAS MORNAS – SC
Ressurreição é sinônimo de renascimento e renovação.
Foi exatamente neste espirito, que durante o ultimo feriado de páscoa, no período de 24 a 27 de março, que um seleto grupo formado por canionistas do Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, participou do primeiro curso intensivo de canionismo nível intermediário / avançado na região do Vale das Termas.
Segundo a ABNT- Associação Brasileira de Normas Tecnicas e a ABETA- Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o canionismo engloba a “descida de cursos d’água usualmente em cânions, sem embarcação, com transposição de obstáculos aquáticos, horizontais ou verticais.. Nesta descida o participante transpõe cachoeiras, saltos, tobogãs e outros obstáculos naturais utilizando diversas técnicas de exploração – como rapel, flutuação, mergulho e saltos.
A prática do canionismo não é uma novidade em Aguas Mornas. As primeiras atividades realizadas nos Rios Forquilhas e do Rio do Salto foram realizadas no fim dos anos 90 e com o passar do tempo, empresas e operadoras de turismo aventura começaram a trazer seus clientes para experimentarem esta divertida modalidade aquática. Foi um sucesso! A partir daí o canionismo vem ganhando cada vez mais adeptos e vem evoluindo com o aprimoramento constante das técnicas e do desenvolvimento de equipamentos cada vez mais resistentes e específicos para esta modalidade.
O saldo positivo do curso de Canionismo foi:
1- O Turismo de Aguas Mornas conta agora com mais um produto de Turismo de Aventura revitalizado;
2- Reequipagem dos pontos de rapel (chapeletas e parabolts) na cachoeira da Ressurreição, tornando a atividade mais técnica e segura,
3- A região conta com mais canionistas capacitados;
4- Durante o curso, foi realizada a coleta de lixo reciclável nas imediações da cachoeira da Ressurreição (foram recolhidos aproximadamente 20 kg de lixo).
Prestes a comemorarmos dezesseis da conquista do Cânion do Rio Forquilhas, no ultimo domingo de Pascoa os canionistas não podiam receber um melhor presente: Participar no domingo de Ressurreição, do Renascimento da modalidade de Canionismo na Cachoeira da Ressurreição.
Texto:Silvio Adriani Cardoso
Bel. Gestão do Lazer e Eventos
Profissional de Educação Fisica
CREF 004663-P/SC
Condutor de Aventuras – ABETA