Cobertura do Lançamento do NATAL LUZ – Edição 2009

Foi uma noite mágica… Centenas de pessoas acorreram à Praça José Adão Lehmkuhl para participar do lançamento do NATAL LUZ. Movida pelo clima natalino pela primeira vez a Prefeitura de Águas Mornas promoveu o evento. É a primeira edição do evento. O seu ato lançamento foi realizado no dia 03 de dezembro de 2009, às 20h, na Praça josé Adão Lehmkuhl, em frente do prédio da Prefeitura Municipal. Foi um momento de grande emoção e espiritualidade com a apresentação de músicas natalinas cantadas por crianças expressando assim os talentos locais, a bênção do Presépio montado na citada praça e o acionamento da iluminação de natal. Na ocasião Pedro Francisco Garcia, Prefeito Municipal, assim se pronunciou:

“O Natal é a maior festa da cristandade e nela o mundo se renova. Mas, o que é o Natal? O Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança do futuro. É o desejo mais sincero da fraternidade universal, repleta de ricas bênçãos e a certeza de que cada caminho trilhado nos leva à paz e, consequentemente, a um mundo melhor.

E Águas Mornas também busca a paz emanada pelo Natal. E, dessa forma, a Prefeitura de Águas Mornas instituiu o NATAL LUZ que nasce pequeno, frágil, mas realizado com muito amor.

Estamos lançando oficialmente a primeira de muitas edições do NATAL LUZ. Com os anos ele vai crescer e pretende se tornar uma referência natalina na região.  Vai aumentar a auto-estima dos aguasmornenses e incentivará ainda mais o fluxo turístico.

Agradecemos a Deus pelo ano de 2009 e o enaltecemos com a realização do NATAL LUZ. E que ela, a luz, permaneça conosco durante o novo ano que está prestes a se iniciar.

E, nesse momento, acenderemos as luzes da decoração natalina oficializando a primeira edição do NATAL LUZ de Águas Mornas”.

A organização do evento caprichou no cerimonial e agradou a multidão presente. Na ocasião ouve uma cantata de Natal com a presença do Coral São Sebastião, da comunidade do Sul do Rio, em Santo Amaro da Imperatriz, e do Coral Sagrado Coração de Jesus, de Águas Mornas. A seguir, os respectivos históricos:

CORAL SÃO SEBASTIÃO

O Coral São Sebastião foi fundado em 03 de janeiro de 1977, na comunidade de Sul do Rio, em Santo Amaro da Imperatriz, e tem por finalidade, entre outras, dinamizar os atos litúrgicos da comunidade São Sebastião do Sul do Rio. Deste então, sob a batuta do regente Rogério Horácio Vieira, o Coral teve atuações das mais diversas, sobretudo no gênero litúrgico.

Com o passar do tempo e com muito empenho de seus membros o coral São Sebastião passou por diversas fases, tendo sido regido em diferentes períodos por Cláudio Prim e por Daniel Agenor da Silveira e depois por João Batista da Silva.

CORAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Por muitos anos, Águas Mornas teve um grupo de canto simplesmente denominado coral. Portanto, antes dos anos 60, já existia um grupo de pessoas que cantava em coro e era regido pelo senhor Lino Steinbach. A partir do ano de 1963, o então senhor Antônio José Gerent, com um grupo de pessoas da comunidade, deu continuidade ao canto coral, que posteriormente lhe foi atribuído o nome de Coral da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Esse grupo participou do Coral até o ano 1974 e, por motivos profissionais, o senhor José Gerent não pode mais reger o coro, fato que o levou a cancelar suas atividades durante algum tempo. Mas, procurando dar continuidade ao projeto, no dia 25 de julho de 1975, a comunidade se reuniu novamente e reergueu o grupo sob a regência do maestro Moacir Rogério Martins, que se prontificou em assumir a responsabilidade de reger o novo coral, o qual foi registrado com o nome de Coral Sagrado Coração de Jesus, de Águas Mornas. Mas, novamente por motivos profissionais, no ano de 1987, o novo maestro teve que se afastar das suas atividades musicais. Mais uma vez, os coralistas se viram desamparados. No entanto, não se deram por vencidos e, numa reunião entre os membros, o professor Gildo Francisco de Abreu se comprometeu em assumir o comando, tornando-se o novo regente do coral que, até hoje, 2009, continua sob sua regência, fazendo do Coral um símbolo de nossa religiosidade, que canta e encanta em suas apresentações.

O Coral Sagrado Coração de Jesus tem por finalidade difundir, incrementar e aperfeiçoar a prática do canto amador e da cultura musical na região. A entidade também promove atividades recreativas, visando o bem-estar de seus associados e eventos voltados à assistência social e cultural, junto às comunidades do município, manter e incentivar o intercambio com outros grupos de cantos.

A Lei Nº 476, de 27 de junho de 1995, declara o Coral Sagrado Coração de Jesus, de Águas Mornas, entidade de utilidade pública municipal.

Terminando a cantada de Natal os dois corais, juntos, sob os aplausos da multidão, entoaram o Hino do Natal, o Noite Feliz. Na sequência deu-se a solene chegada do Papai Noel seguida da distribuição de balas aos presentes.

Consignamos nosso agradecimento pelo apoio prestado no patrocínio de parte do evento, a:

• Termas do Tabuleiro
  • Auto Posto Águas Mornas
  • Auto Posto Serramar
  • Pé da Serra – Embaladora de Hortaliças
  • Mini Mercado Águas Mornas.