Junho na cronologia da imigração alemã em Petrópolis e Juiz de Fora

A cronologia de datas do mês de junho, que apresentamos a seguir, permite-nos deduzir que junho é um mês importante na história da imigração alemã no Brasil. Petrópolis – RJ,  e Juiz de Fora – MG, comemoram neste mês a chegada dos primeiros imigrantes alemães.

E é importante também para o Brasil, pois comemoramos a inauguração da primeira estrada de rodagem do país,  ‘A União e Indústria”, na qual constatamos a participação ativa dos imigrantes alemães trabalhando no projeto.

A seguir, os fatos históricos  mais importantes acontecidos em Juiz de Fora e Petrópolis no mês de junho, com  participação dos imigrantes alemães e seus descendentes na vida das duas cidades:

01 – 1936 – Falecia em Belo Horizonte o Dr Cristiano Becker, catedrático da Escola de Engenharia de Juiz de Fora. (Fonte: Livro Efemérides de Paulino de Oliveira)

03 – 1905 – Sócios dissidentes do Clube dos Grafo-Cinematográficos Carnavalescos fundavam o Clube dos Primitivos Grafos, sob a presidência do Capitão Francisco Kascher (Livro: Efemérides de Paulino de Oliveira);

12 – 1858 – O historiador Wilson de Lima Bastos, em seu livro Mariano Procópio Ferreira Lagesua vida, sua obra, sua descendência, escreve que a chegada dos primeiros imigrantes alemães à cidade do Paraibuna (Juiz de Fora) aconteceu neste dia. O Marco do Centenário da Imigração Alemã, que hoje se encontra na Praça do Imigrante, no bairro do Borboleta, também refere esta data como a da chegada dos imigrantes;

20 – 1886 – Acontece a fundação efetiva da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Juiz de Fora através da aprovação de seus estatutos (Livro: Efemérides de Paulino de Oliveira)

23 – 1861 – Com a presença de toda a familia imperial, que por vários dias ficou hospedada no castelo de Mariano Procópio, e de grande comitiva, inaugurava-se festivamente a estrada construída pela Companhia União e Indústria, entre Petrópolis-RJ e a cidade do Paraibuna hoje Juiz de Fora-MG, bem como a estação da cidade do Paraibuna, construída em frente ao mesmo castelo, à qual foi dada a denominação de Juiz de Fora; NOTA: É importante citar a participação dos colonos alemães da Colônia Dom Pedro II na recepção a Sua Majestade Dom Pedro II e a participação da Banda da Colônia, que executou o Hino Nacional Brasileiro em homenagem ao Imperador (LivroEfemérides de Paulino de Oliveira)

1933 – Inaugurava-se solenemente, no parque do Museu Mariano Procópio, com a presença do prefeito Pedro Marques e de outras autoridades, o mausoléu em que repousam os restos mortais de Mariano Procópio e da esposa Maria Amália (LivroEfemérides de Paulino de Oliveira);

25 – 1858 – Chega ao Porto do Rio de Janeiro o veleiro Rhein, com 183 imigrantes alemães que viriam para a Cidade do Paraibuna (hoje Juiz de Fora). A viagem durou 59 dias. Entre os passageiros estavam Emil Schröder, esposa e filhos – entre eles a pequena Dorothea com apenas 03 anos que se casaria mais tarde com Theodor Franck e seria minha bisavó paterna;(Livro Os alemães e o Borboleta – Vicente Clemente – Clemens);

29 – 1845 – O historiador e membro do Instituto Histórico de Petrópolis, Gabriel Kopke Froes em seu trabalho intitulado Resumo Histórico de Petrópolis, registra esta data como a da chegada dos primeiros 161 colonos alemães a Petrópolis, que  dias antes desembarcaram no  porto do Rio de Janeiro do veleiro Virginie. Entre eles estava Philip Woll, meu tataravô e patriarca da familia de minha avó paterna (nossos agradecimentos ao escritor Paulo Roberto Martins de Oliveira que nos repassou um pouco da história da familia Woll);

1858 – O jornal Mercantil de Petrópolis registra um encontro entre os imigrantes alemães de Petrópolis e Juiz de Fora, na cidade serrana da provincia do Rio de Janeiro, quando nossos imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro do veleiro Rhein estavam a caminho da cidade do Paraibuna (Juiz de Fora). Todos juntos desfilaram pelas ruas da então pequena cidade.

1959 – Fundava-se em Petrópolis o tradicional Clube 29 de junho, primeira entidade formada por descendentes de alemães depois da Segunda Guerra Mundial em nossa região. O fato importante é que, um ano antes, seus fundadores estiveram em Juiz de Fora para participar das comemorações do Centenário da Imigração Alemã, nascendo então a ideia da criação do clube. E netre eles estavam Guilherme Auler, Manoel Walter Bechtlufft, Pedro Hees, Dulce Carolina Becker, Guilherme Kreischer, Carlos Beck, Maria Carolina Pfeiffer, Adão Hoelz, Mansueto Weber e Ernesto Schön. (Palestra de Nilo Sergio Franck – Os 50 anos do Clube 29 de Junho, realizada na Câmara de Vereadores do Município de Petrópolis em 2009).

Fonte: http://www.brasilalemanha.com.br/novo_site/noticia/junho-na-cronologia-da-imigracao-alema-em-petropolis-e-juiz-de-fora/339