INSTALADA ROSA DOS VENTOS NO PRÉDIO DA PREFEITURA DE ÁGUAS MORNAS

Com o andamento das obras de ampliação e reforma do prédio da Prefeitura de Águas Mornas foi colocado, sobre a torrezinha que lhe dá adorno, o ícone Rosa dos Ventos com os pontos cardeais, confeccionado em ferro galvanizado. Além da beleza ímpar conferida pela Rosa dos Ventos que, juntamente com o conjunto do prédio, remete à arquitetura alemã, salientamos que ela é uma réplica de um ícone existente na cidade de Kirchberg, na região do Hunsrück, na Alemanha. O elo histórico se dá pelo fato de que a grande maioria dos imigrantes alemães estabelecidos em Águas Mornas é originária da região do Hunsrück e/ou imediações, o que justifica e dá sentido saliente ao uso da réplica da Rosa dos Ventos em terras aguasmornenses.

Constituída pelos quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) nela constantes, direcionados ao norte magnético, se fazem constar com suas iniciais em língua alemã; assim temos: N, S, O, W. Explicando melhor: N = Norden, em alemão, ou Norte, em português; S = Süden, em alemão, ou Sul, em português; O = Ostern, em alemão, ou Leste, em português; e W = Westen, em alemão, ou Oeste, em português.

Salientamos, ainda, no conjunto da obra a existência de uma flâmula indicativa da direção do vento que dá movimento, dinâmica e vida à Rosa dos Ventos. Nela, na flâmula, em ambos os lados, há a inscrição “1961”, em baixo relevo, fazendo referência ao ano de emancipação político-administrativa de Águas Mornas.

Assim, aliando beleza à história da imigração, seguem as obras de ampliação e reforma da sede administrativa da Prefeitura de Águas Mornas que, sem dúvida nenhuma, assim que concluídas muito contribuirá para o desenvolvimento do turismo, da cultura e da autoestima da cidade e de seus habitantes. Será, portanto, mais uma grande obra do Prefeito Pedro Francisco Garcia que ficará na história de Águas Mornas.

___________________________________________________________

Rosa dos Ventos com as iniciais em língua alemã; assim temos: N, S, O, W. Explicando melhor: N = Norden, em alemão, ou Norte, em português; S = Süden, em alemão, ou Sul, em português; O = Ostern, em alemão, ou Leste, em português; e W = Westen, em alemão, ou Oeste, em português.

___________________________________________________________

Detalhe da Rosa dos Ventos da cidade de Kirchberg, na região do Hunsrück, na Alemanha, que serviu de modelo para a instalada na Prefeitura Municipal de Águas Mornas.

___________________________________________________________

Aspectos da Rosa dos Ventos instalada no prédio do Centro Administrativo da Prefeitura de Águas Mornas-SC. Na flâmula, em ambos os lados, há a inscrição “1961”, em baixo relevo, fazendo referência ao ano de emancipação político-administrativa de Águas Mornas.

___________________________________________________________

Maquete eletrônica da Sede Administrativa da Prefeitura Municipal de Águas Mornas-SC.