RELEMBRANDO A EMANCIPAÇÃO MUNICIPAL DE ÁGUAS MORNAS

No próximo dia 29 de dezembro, feriado municipal, Águas Mornas comemora 53 anos de emancipação político-administrativa. É justo, portanto, que nos remetemos a algo que, de certa forma, simbolize essa data. E, a imagem acima, da casa onde residiu o Sr. José Adão Lehmkuhl – grande incentivador e líder da emancipação, situada na Av. Cel. Antônio Lehmkuhl, no centro de Águas Mornas, é um desses símbolos que, embora façam parte da nossa história, mas que muitas vezes não são percebidos pela nossa memória.

Atualmente a casa já não apresenta mais as características originais de quando foi construída na década de 1920.  O que muita gente não sabe, mas ela tem uma ligação importante com a história da emancipação do nosso município, pois, quando Águas Mornas foi desmembrada de Santo Amaro da Imperatriz, essa casa serviu de prefeitura provisória durante o período de 29 de dezembro de 1961 a 31 de janeiro de 1963. Nesse intervalo de tempo, quem administrou o município foi o prefeito nomeado, o Sr. José Higino Martins e, como não havia um local mais apropriado para instalar a administração do recém-criado município, através de uma Resolução encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado, pelo Sr. José Adão Lehmkuhl, que na época exercia o cargo de Presidente da Câmara de Vereadores do município-mãe Santo Amaro da Imperatriz, ele gentilmente cedeu duas salas de sua residência para servir de “paço municipal provisório”.

Portanto, é fato que essa casa foi, de certa forma, a primeira prefeitura de Águas Mornas. E como ela já não existe mais, nos moldes em que foi construída, Luiz José da Silva resolveu fazer uma réplica para representá-la e ao mesmo tempo preservar a a história local. Vale lembrar que a primeira Lei Municipal, datada de 01 de fevereiro de 1963, refere-se à mudança da sede administrativa para o “prédio” recém-construído, que ficava localizado ao lado do então armazém do Sr. Evaldo Carlos Lehmkuhl que, por sua vez, era sogro do prefeito eleito, Paul Esser. Depois que a prefeitura foi transferida, a casa ainda serviu de Delegacia de Polícia durante algum tempo.

As fotografias abaixo, portanto, são de uma réplica da casa do Sr. José Adão Lehmkuhl desenvolvida por Luiz José da Silva e encontra-se em exposição na Casa da Cultura de Águas Mornas. Vale a pena uma visita.