O HUNSRÜCK É AQUI: TRADIÇÃO E CULTURA EM LÖFFELSCHEIDT

2º ENTRAH – ENCONTRO DAS TRADIÇÕES ALEMÃS DO HUNSRÜCK

“Aqueles que são lembrados, nunca morrem.”

Anônimo

A comunidade de Löffelscheidt, em Águas Mornas-SC, dia 05 de outubro, sábado, a partir das 14h00min, nas dependências da igreja católica, reviveu tradições trazidas pelos imigrantes e promoverá a segunda edição do ENTRAH – ENCONTRO DAS TRADIÇÕES ALEMÃS DO HUNSRÜCK. O Hunsrück é uma região da Alemanha da qual vieram muitos imigrantes para Santa Catarina, mas, especialmente para Löffelscheidt.

O Hunsrück é uma região geográfica com predominância de montanhas médias, localizada no Estado da Renânia-Palatinado, no sudoeste da Alemanha. A região, situada nas imediações das fronteiras com a França e Luxemburgo, fica próxima às cidades de Koblenz, Trier e Frankfurt e é delimitada pelos vales dos rios Mosela, Nahe, Reno e Saar. Hoje algumas das cidades mais conhecidas da região serrana do Hunsrück são: Simmern, Kirchberg, Idar-Oberstein, Kastellaun e Morbach.

O ENTRAH se inseriu no contexto da valorização da cultura e da memória histórica dos imigrantes da região do Hunsrück com especial destaque para o dialeto – Hunsrückisch – que até hoje é utilizado pelos moradores de Löffelscheidt e região. A programação constou de apresentações de danças folclóricas pelo Grupo da Melhor Idade de Águas Mornas, culto religioso oficiado no dialeto Hunsrückisch e presidido pelos Diáconos Permanentes Izolino Kraus, Quirino Pfleger e Osvaldo Prim. Os cantos, as leituras, a homilia deram visibilidade ao dialeto Hunsrückisch e prenderam a atenção dos participantes. Cabe ressaltar também as apresentações de antigas manifestações culturais trazidas pelos imigrantes, algumas das quais em desuso há décadas, entre elas: Eierkippen; Schinderhannes – o Robin Hood da Alemanha; Maibaum (Árvore de Maio); Meerrettich (Raiz Forte); Wandschoner (Pano protetor de parede); Fastnach (Carnaval); Tradições de Páscoa e de Natal; de Orações Antigas: Contra a Tempestade, Jesus no Horto das Oliveiras, Oração da Noite, Oração da Manhã e Oração do Trabalho; Hochzeitskiste (Caixa de Noivos); Noite de São Silvestre (Saudação ao Ano Novo); Dias das Flores: 24 de Junho; Hausssegen (Bênção do Lar/Casa);  Saudação aos Noivos (Rodrigo Meurer e Dayane Henckel), entre outras.

O Hunsrückisch (ou Hunsriquiano) é um dialeto alemão, podendo ser classificado como Moselle Franconian (Francônio Moselano), falado na região do Hunsrück. Com a imigração o dialeto chegou ao Brasil e, mais especificamente, a Santa Catarina, onde sobrevive até hoje na localidade de Löffelscheidt e região
Procedência dos Imigrantes do Hunsrück

Treis-Karden

Steffens

Santa Isabel

Levantamento realizado pelo historiador Toni Jochem.

Autoridades Municipais e regionais prestigiaram o evento: Vice-Prefeito de Águas Mornas, Valdecir José Sens; Osmar de Souza, Presidente da Associação Caminhos da imigração Alemã; Luiz Silva, Diretor de Cultura de Águas Mornas; Daniel Silveira, Diretor de Cultura de São Pedro de Alcântara; Altamiro Antônio Kretzer, Secretário Municipal de Educação de Antônio Carlos, Imprensa Local além de centenas de pessoas procedente das mais diversas localidades da região. Todos os que participaram do ENTRAH ficaram encantadas com as apresentações culturais coordenadas pelo historiador Toni Jochem – que por três vezes visitou a região do Hunsrück, na Alemanha – e encenadas por membros da comunidade de Löffelscheidt.

Em 2014 será realizada a 3ª edição do ENTRAH que, certamente, entrará para o calendário de eventos de Águas Mornas por “retirar do baú” antigas tradições culturais trazidas da Alemanha pelos imigrantes. Parabéns para a comunidade de Löffelscheidt!